AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Desafios para proteger biomas específicos que reforcem o uso sustentável da água (Amazônia / Pantanal / Caatinga / Mata Atlântica)

Quinta DAS 14:30 ÀS 16:00

TEMAS

Processo Temático , Grupo de Sustentabilidade

LOCAL

Sala 35

DESCRIÇÃO

[SS-J-SFG+TP 01] O Brasil é um país de dimensões continentais e composto por vários biomas onde a disponibilidade de recursos hídricos e sua relação com questões sociais e econômicas são proporcionalmente distintas e complexas.

Embora a Amazônia tenha uma das maiores disponibilidades de água por habitante do mundo, a Região da Caatinga coexiste com uma escassez permanente de água que molda sua biodiversidade e define as complexas questões sociais enfrentadas por seus milhões de habitantes.

A Mata Atlântica, por outro lado, coexiste com a redução da disponibilidade de água devido a uma alta densidade populacional associada à destruição de quase 90% de sua cobertura original.

O Pantanal, uma das maiores áreas húmidas do mundo, sofreu as conseqüências do desmatamento e a construção de barragens nas suas cabeceiras, provocando enxofre e mudanças significativas na sua forma original.

Todas essas questões, em última instância, afetam o ser humano que depende dos recursos naturais fornecidos por essas áreas. As comunidades locais, ribeirinhas e com acesso a menos recursos financeiros são as mais afetadas.

Esta sessão discutirá as oportunidades e as possibilidades de contribuir para o uso sustentável dos recursos hídricos, respeitando as características de cada bioma, tanto no aspecto ambiental quanto nas suas especificidades sociais, culturais e econômicas.

 

PROGRAMAÇÃO

Coordenador

Gilberto Tiepolo
gtiepolo@tnc.org
Vice-gerente de Conservação - The Nature Conservancy - Brasil

Participantes:

• Nayandra Kellen Pereira
nayandra.pereira@fas-amazonas.org
Assistente de Projeto do Programa de Soluções Inovadoras na Fundação Sustentável da Amazônia


• Solange Kimie Ikeda Castrillon
ikedac@gmail.com
Prof. em UNEMAT / Gaia Institute


• Claudio Maretti
claudio.maretti@icmbio.gov.br
Diretor do Departamento de Ações de Consolidação Socioambiental e Territorial - ICMBIO - Brasil


• Thiago Piazzetta Valente
thiagop@grupoboticario.com.br
Analista Ambiental - Grupo Boticario


• Marcelo Camargo Furtado
marcelo@marae.net.br
Facilitador da Coligação Climática, Floresta e Agricultura do Brasil