AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Financiamento de Obras de Infraestrutura Hídrica (Mesa Redonda sobre Financiamento de Projetos Hídricos)

Terça DAS 9:00 ÀS 10:30

TEMAS

FINANCIAMENTO

LOCAL

Sala 34

DESCRIÇÃO

[HLP 8]

Investimento em segurança hídrica impulsiona o crescimento e desenvolvimento sustentável. Contudo, os investimentos em segurança hídrica ainda ficam aquém das necessidades globais e dos compromissos da comunidade internacional. Aumentar os investimentos em água é uma obrigação, em especial para implementar várias metas de desenvolvimento sustentável. Após o 7º Fórum Mundial da Água, a mesa redonda sobre financiamento hídrico foi iniciada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, pelo Conselho Mundial da Água e pelo governo da Holanda para apoiar um diálogo duradouro, orientado para a ação entre a comunidade de água e financiadores. A mesa redonda contribui para campanhas de sensibilização; construção de consensos, com base em condições facilitadoras; e o desenvolvimento de recomendações práticas para a ação por uma variedade de partes interessadas. Ela subsidia iniciativas globais, como o painel de alto nível sobre a água, em particular o trabalho sobre o financiamento e a valorização da água. O objetivo deste painel de alto nível no 8º Fórum é mobilizar a liderança política e conhecimentos técnicos para:
·        Levantar o perfil da questão na agenda política internacional e da comunidade de investimentos;
·        Identificar as barreiras para novos investimentos em segurança hídrica;
·        Promover formas impactantes e práticas de financiar os investimentos em segurança hídrica e crescimento sustentável;
Garantir o compromisso de novas medidas em âmbito global, nacional e local. A mesa redonda fornecerá uma plataforma público-privada global para uma gama de atores (financiadores, proprietários de projeto, sociedade civil, governos etc.) e explorará questões tais quais: como converter benefícios econômicos da segurança hídrica em retornos financeiros; como expandir financiamentos por meio de um perfil de risco-retorno atraente; como combinar diferentes fontes de financiamento.

Conselho Mundial da Água
m.khemiri@worldwatercouncil.org