AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Como aumentar os investimentos em Saneamento e Gestão de Efluentes?

Terça DAS 11:00 ÀS 12:30

TEMAS

FINANCIAMENTO

LOCAL

Sala 34

DESCRIÇÃO

[HLP 10]

Desde que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram estabelecidos, esforços conjuntos foram realizados para melhorar o acesso ao saneamento básico. No entanto, um terço das pessoas do mundo ainda não dispõem disto. Agora que os ODM foram substituídos pelas metas do desenvolvimento sustentável, a definição de saneamento adequado está sendo delimitada e os números serão ainda piores.
Apesar dos benefícios econômicos e de saúde do acesso ao saneamento básico serem amplamente reconhecidos, a questão muitas vezes não está entre as prioridades dos políticos, principalmente por causa de problemas financeiros. É bem verdade que os custos para a implementação de projetos de saneamento e manutenção da infraestrutura deteriorada são demasiadamente elevados e os investimentos necessários são insustentáveis.


Enquanto os instrumentos tradicionais de financiamento vigentes para melhorias em saneamento provaram ser insuficientes em muitos casos, o setor de saneamento provou ter potencial para mobilizar financiamentos por meio de tecnologia inovadora e adaptada.
O Conselho Mundial da Água começou um programa de trabalho visando a identificação e divulgação de mecanismos financeiros inovadores para acelerar serviços de saneamento em todo o mundo. 

O objetivo deste painel de alto nível é apresentar aos ministros e autoridades locais, os resultados do programa sobre a aplicabilidade de mecanismos financeiros inovadores para o setor de saneamento - completo com orientações e implicações políticas.
O objetivo da sessão é facilitar um diálogo político sobre investimentos relacionados a saneamento ao:
·        Elevar o perfil da questão na agenda política internacional e na comunidade de investimentos;
·        Identificar e superar as barreiras que impedem os fluxos financeiros para saneamento;
·        Promover formas impactantes e práticas de financiamento de investimento relacionadas ao saneamento.

Teresa Liguori,  Conselho Mundial da Água t.liguori@worldwatercouncil.org