AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Mecanismos e procedimentos internacionais para alcançar os direitos humanos para a água e o saneamento

Quinta DAS 11:00 ÀS 12:30

TEMAS

PESSOAS , Partners

LOCAL

Sala 30

DESCRIÇÃO

[SS-PT-08] 

A disponibilidade e a qualidade de água doce são de vital importância para a nossa saúde e bem-estar e isto tem sido reconhecido como algo crucial para atingir o desenvolvimento sustentável. No entanto, as desigualdades em termos de acesso à água e serviços de saneamento persistem e são um desafio comum em todo o mundo, de países em desenvolvimento aos desenvolvidos. As dimensões múltiplas deste desafio variam desde as disparidades urbano-rurais até questões de acessibilidade e acesso de grupos vulneráveis a serviços de baixo qualidade. As desigualdades não só violam a realização dos direitos humanos à água e ao saneamento, mas também impedem a saúde, bem-estar e educação e tem sérias implicações sociais e econômicas, minando o desenvolvimento sustentável.
Esta sessão especial irá refletir sobre o papel dos mecanismos internacionais, tais como o procedimento de conformidade no âmbito da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE)-Escritório Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para  Europa Protocolo Sobre Água e Saúde, e os  procedimentos especiais de direitos humanos para assegurar a efetiva realização dos direitos humanos à água e ao saneamento, com o envolvimento da sociedade civil e pública. 
O público irá participar de debates interativos sobre suas perspectivas, experiências e desafios com a implementação dos direitos humanos à água e saneamento na prática.


United Nations Economic Commission for Europe (UNECE), Geneva, Switzerland
Nataliya.Nikiforova@un.org