AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Sessão Especial - Diálogo Multi Institucional: Nexo Água-Energia-Alimentos e Implementação dos ODS

Quinta DAS 9:00 ÀS 10:30

TEMAS

DESENVOLVIMENTO

LOCAL

Sala 36

DESCRIÇÃO

[SS-TP-05] A partir dos principais elementos obtidos nas etapas preparatórias de Estocolmo ( Semana Mundial da Água de 2016) e Cancun ( Congresso Mundial da Água de 2017) promovendo o nexo Água-Energia-Alimentos como base para a implementação dos ODSs, são os objetivos desta sessão especial:
1) compartilhar lições do nexo água-energia-alimentos, aprendidas através de escalas e setores em direção à  implementação dos ODSs


2) facilitar o diálogo entre agências de financiamento, bancos, acadêmicos, setor privado, setor público, fornecedores de tecnologia, empresários e sociedade civil sobre o papel do  nexo água-energia-alimentos na implementação dos ODSs


3) discutir formas de melhorar a coerência das políticas em todos os setores do  nexo água-energia-alimentos  e em todos os níveis.

O engajamento público facilitado irá incentivar o diálogo entre agências de financiamento, bancos, acadêmicos, sectores público e privado, os fornecedores de tecnologia, empresários e sociedade civil sobre o papel do nexo água-energia-alimentos  na  implementação dos ODSs, com o objetivo de abordar questões chave:


1. Como ferramentas científicas, a tecnologia (em particular as de informação e comunicação), os dados e estudos de caso podem contribuir coerentemente para os sistemas água-energia-alimentos e para a implementação dos ODSs?


2. Que políticas e incentivos são necessários para promover a implementação dos ODSs no contexto dos sistemas de água-energia-alimentos?


3. Quais são algumas lições bem-sucedidas de governança e tecnologia em diferentes níveis?


4. Como podemos comunicar as complexidades dos sistemas de água-energia-alimentos e compartilhar mensagens positivas, mantendo o ímpeto para a mudança para um futuro sustentável?


5. Como podemos manter a integridade das questões de direitos humanos no contexto das soluções dos sistemas de água-energia-alimentos?


6. Como as oportunidades podem ser melhor promovidas e coordenadas entre atores transetoriais, em diferentes escalas?

 

Painéis de discussão identificarão, para diferentes partes interessadas, as oportunidades associadas com o investimento em soluções para o nexo água-energia-alimentos os papéis dos setores público e privado, empresários e bancos na sua implementação, financiamento e governança e os tipos de intervenções a serem mantidas. A documentação incluirá: resumo das discussões e conclusões fichas técnicas disponíveis para os participantes e publicadas online vídeo focado nas dimensões do nexo água-energia-alimentos e incluindo os agricultores,  barreiras globais do nexo e entrevistas.

 

Participantes da Sessão:

Jerson Kelman
Claudia Sadoff
Claude Nahon
Gustavo Fonseca
Jean Comby
Dominique Darmendrail
Katarine Cross
Patrick Lavarde
Thadeu Abicalil