AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

SESSÃO ESPECIAL - Do Conflito à Sustentabilidade: casos que transformaram problemas socioambientais vinculados à água, em exemplos de gestão ambiental.

Quinta DAS 11:00 ÀS 12:30

TEMAS

COMPARTILHAMENTO

LOCAL

Salas 16, 17

DESCRIÇÃO

[SS-CF-2] Como contextos conflituosos sobre questões da água tornaram-se uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável? E como podemos evitar novas crises ambientais e conflitos causados pela água?
O objetivo geral desta sessão é confiar em casos e fontes de inspiração para identificar propostas concretas na construção de processos sociais de situações de conflito. Doença de Minamata (Japão) e Itaipu Binacional (Brasil) nos dão alguns exemplos de boas práticas e projetos que podem ser destacados considerando o potencial natural, cultural e recursos humanos no planejamento e na implementação de um grande compromisso social para o desenvolvimento sustentável de áreas impactadas.  A cooperação proativa pode ajudar a resolver os conflitos pela água, a manter a saúde pública, segurança alimentar e estabilidade social, ambiental e econômica, a impedir conflitos violentos por água e a construir uma paz sustentável. A sessão irá expor dezessete experiências positivas e explorar como estas podem ser ampliadas?

 

Coordenadora e Moderadora: Marlova Noleto - UNESCO Brasil / FAO

 

Palestrantes

 

• Tetsuro Yoshimoto – Jimotogaku, Japão

• Takayoshi Kusago - Professor na Universidade de Kansay, Japão

• Silvana Vitorassi - Itaipu Binacional, Brasil

• Pujya Swami Chidanand Saraswatiji - Parmarth Niketan Ashram, Índia

• Laila Maria Spik Skaltje - Saami Traditional Elder, Suécia