AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Construindo a agenda para o Desenvolvimento da Gestão de Recursos Hídricos nos países da América do Sul

Quinta DAS 11:00 ÀS 12:30

TEMAS

LOCAL

Salas 19, 20

DESCRIÇÃO

[SS-PT-14] 

Essa sessão visa apresentar e fortalecer os projetos de cooperação internacional para recursos hídricos no âmbito da estratégia Sul-Sul. Além desse objetivo principal ela busca integrar as instituições gestoras de recursos hídricos dos países da América do Sul, utilizando do espaço de discussão do Fórum Mundial para reconhecimento de desafios comuns e compartilhados, além de inciativas nacionais que permitam maior eficiência e alcance da gestão nos países.

Para tanto, será apresentado para os diretores de água dos países os resultados das oficinas participativas, realizadas com os países no ano de 2017, em Montevidéu e Brasília. Após essa apresentação, serão debatidas as principais oportunidades e constrangimentos para a consolidação de uma Agenda de Desenvolvimento da Gestão Hídrica.

As principais perguntas a serem abordadas nessa sessão correspondem a: i) Quais os principais desafios da Gestão de Recursos Hídricos nos países da América do Sul; ii) Como desenvolver uma Agenda comum para o desenvolvimento da gestão de recursos hídricos nesses países; iii) como os países podem se organizar para cumprir objetivos e metas internas e externas (ODS, Acordo de Paris); vi) Qual o papel da cooperação internacional no avanço da gestão de recursos hídricos nos países; v) Qual o papel da cooperação internacional no recursos hídricos transfronteiriços; vi) Como construir uma estratégia de cooperação Sul-Sul para a área de Recursos Hídricos.

Coordenador de Sessão: Luiz Amore (ANA) luiz.amore@ana.gov.br