AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Controle das águas: responsabilidade de muitos, interesse de todos

Quinta DAS 11:00 ÀS 12:30

TEMAS

LOCAL

Sala 35

DESCRIÇÃO

[SS-PT-13] 

A água é o elemento fundamental da vida. Além de representar dois terços do corpo humano, seus múltiplos usos são essenciais para uma grande variedade das atividades humanas, como o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica e as atividades de lazer e recreação.

Ultimamente a escassez hídrica vivenciada por diferentes países impõe que a responsabilidade sobre esse bem público seja compartilhada, a fim de possibilitar o acesso à água com quantidade e qualidade suficientes.

Portanto, a água, enquanto um bem público de alto valor, requer uma gestão efetiva e um sistema de controle adequado que conte com a participação de diferentes atores e leve em consideração os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Essa diversidade de visões se reflete na existência de múltiplas instituições envolvidas no controle das águas, que vão de Ministérios, Agências Reguladoras e Tribunais de Contas aos Comitês de Bacia e organizações sociais, além de inúmeras outras entidades públicas e privadas ligadas, direta ou indiretamente, à gestão de recursos hídricos.

O objetivo deste painel é promover o debate entre esses atores, com vistas a fomentar a construção de uma visão coletiva sobre os caminhos possíveis para aprimorar a gestão e o uso desse bem essencial à nossa sobrevivência. Busca-se, ainda, estimular o estabelecimento de arranjos institucionais que possam aperfeiçoar a governança e o uso sustentável dos recursos hídricos.

 

Participantes:

Aroldo Cedraz – Ministro do Tribunal de Contas da União (coordenador)

Izabella Teixeira – Ex-Ministra do Meio Ambiente

Fábio Feldmann – Ex-Deputado Federal

Maria Luiza Granziera – Professora Associada da Universidade Católica de Santos