AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Cidades europeias: por que desperdiçar água e energia?

Segunda DAS 16:30 ÀS 18:00

TEMAS

URBANO

LOCAL

Sala 7

DESCRIÇÃO

[OS-RP-55] 

O fornecimento público de água potável e os serviços de água residual são essenciais para o bem-estar dos cidadãos, para a saúde pública e para as atividades econômicas. Os governos devem ser capazes de proporcionar aos cidadãos o acesso quase que totalmente universal a esses serviços, prestados por companhias com qualidade adequada, a preços socialmente aceitáveis e com um nível de risco razoável.

Esta sessão debaterá os seguintes tópicos: água e saúde pública; saneamento integrado para todos; e água potável suficiente para todos na Europa.

O nível de desenvolvimento do fornecimento de água, bem como dos serviços de água residual nos países europeus é bem diferente. Historicamente, o conceito de boa qualidade de serviço tende a passar por três etapas: o estágio de quantidade, no qual o principal objetivo é satisfazer as necessidades básicas e quantitativas da população; a fase da qualidade, na qual os objetivos de qualidade da água se uniram aos da fase anterior; e a etapa de excelência, que busca acrescentar a boa gestão de bens e sustentabilidade financeira.

Será fornecida uma perspectiva compreensiva e multidisciplinar desses assuntos, incluindo políticas públicas, tecnologias e fatores econômicos, ambientais e sociais. Também serão discutidos o diagnóstico feito no Relatório Europeu, a relevância, percepção e nível de engajamento e desempenho, bem como exemplos de bons estudos de caso. Os resultados desta sessão incluirão os principais aprendizados, mensagens e recomendações a serem divulgadas para o mundo e que enriquecerão o relatório.