AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Paz Azul: das Recomendações para as Ações

Segunda DAS 14:30 ÀS 16:00

TEMAS

GOVERNANÇA

LOCAL

Sala 34

DESCRIÇÃO

[HLP 16]

A água está entre os grandes desafios do século XXI. Mudanças climáticas induzidas pelo ser humano; rápido crescimento populacional e urbano; deterioração na qualidade da água e disputas entre seus diversos usos são, entre outras, causas de crescentes tensões ao redor desse recurso vital. Ao mesmo tempo, por ser tão imprescindível, a água também é um instrumento-chave para cooperação e, no longo prazo, para a paz. É com esse olhar positivo que quinze países de todo o mundo estabeleceram conjuntamente, em novembro de 2015, o Painel Mundial de Alto Nível para a Água e a Paz.

O mandato do Painel consistia em elaborar uma série de recomendações voltadas à prevenção de conflitos relacionados à água e em fazer dessa um instrumento para paz. Após dois anos de trabalhos, o Painel adotou seu Relatório: “Uma Questão de Sobrevivência”. O Relatório procura abordar o desafio da água de maneira integrada e abrangente.

O Painel “Paz Azul: das Recomendações à Ação” possibilitará a apresentação de seu Relatório, “Uma Questão de Sobrevivência”, pelo presidente do Painel Mundial de Alto Nível sobre a Água e a Paz, S.Ex.a Dr. Danilo Türk, ex-presidente da República da Eslovênia. A sessão contará com apresentações de Ministros de diferentes países, seguidas de um debate com membros do Painel e representantes da sociedade civil.


      
Coordenadora

Mara Tignino

PhD em Educação e Aprendizagem. Geneva Water Hub, Suíça

mara.tignino@unige.ch