AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Conectando Água e Clima

Segunda DAS 14:30 ÀS 16:00

TEMAS

CLIMA

LOCAL

Sala 22

DESCRIÇÃO

[HLP 5] 

Objetivos: conforme demonstrado pelas constatações preliminares do NDC, mais de 90% dos países com seções de adaptação reconhecem a água em seus compromissos, o que mostra o significado da água e a demanda para que ela seja abordada de forma sistemática e estratégica. Os países reconhecem a necessidade de que a água seja abordada tanto como um risco potencial quanto como um vetor de soluções à medida que implementam no nível da escala nacional, local e do projeto. A comunidade da água possui vasta experiência, conhecimento e habilidades na gestão dos recursos naturais, o que pode ajudar as Partes a cumprir seus compromissos através de uma gestão integrada e resiliente dos recursos hídricos. No entanto, o reconhecimento formal dentro de quadros globais, como o SDGs e UNFCCC do papel crucial da água na adaptação e mitigação das mudanças climáticas, continua faltando. Além disso, os conceitos tradicionais de água nem sempre são adaptados às necessidades e especificações específicas que são cada vez mais exigidas por fundos específicos de doadores e clima.
 

Programa

1. Abertura

14: 30-14-35 Discurso de boas-vindas do Prof. Dogan Altinbilek, Vice-Presidente do Conselho Mundial da Água (Confirmado)

14: 35-14: 40

Bem-vindo Discurso de H.E. Christiana Figueres (TBC)

14: 40-14.45 Introdução pelo moderador: John Matthews (CONFIRMADO)

2. Discussão de alto nível (política)

14: 45-15: 25 Moderador: John Matthews (CONFIRMADO)

Tópico: como melhor integrar os aspectos da água nos quadros globais, em particular nos processos da UNFCCC. Onde está faltando e quais são os pontos de entrada? Os países / governos vêem a água como uma prioridade nesses quadros?

Painéis:

● H.E. João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Meio Ambiente Portugal (CONFIRMADO)

● H.E. Charafat Afilail, Secretário de Estado do Ministério da Água, Transporte, Logística e Água do Reino de Marrocos (CONFIRMADO)

● H.E. Gugile Nkwinti, Ministro da Água e Saneamento da África do Sul (CONFIRMADO)

● H.E. Joe Mizzi, Ministro da Energia e Gestão da Água, Malta (CONFIRMADO)

● Dr. Tania Rödiger-Vorwerk, Diretor-Geral Adjunto, Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) (CONFIRMADO)

● Sra. Joanna Drake, Diretora-Geral Adjunta da DG ENV, Comissão Européia (CONFIRMADA)

● Sr. Tomasz Chruszczow, Enviado Especial para as Mudanças Climáticas, COP 24 Campeão Polaco do Clima de Alto Nível, Ministério do Meio Ambiente da Polônia (TBC)

3. Discussão de alto nível (técnica)

15: 25-15: 55 Moderador: John Matthews (CONFIRMADO)

Tópico: um caminho concreto: quais ações, etapas necessárias para garantir a prioridade da água nas negociações sobre mudanças climáticas e a implementação dos NDC, especialmente quando abordamos a COP24?

Painéis:

● Antonio Cañas Calderon, Chefe do Gabinete Técnico, Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais, El Salvador (CONFIRMADO)

● Alastair Morrison, Especialista em Água Sénior, Fundo Verde para o Clima (CONFIRMADO)

● Monica Scatasta, Diretora de Meio Ambiente, Clima e Política Social Banco Europeu de Investimento (CONFIRMADO)

● Pablo Vieira, Diretor Global, Parceria NDC (CONFIRMADO)

● Prof. Luiz Carlos Molion, Universidade Federal de Alagoas (CONFIRMADO)

4. Encerramento

● Torgny Holmgren, Diretor Executivo, SIWI (CONFIRMADO)

Coordenador:

Sr. Bernardas Padegimas

b.padegimas@worldwatercouncil.org