AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Governança da água na Europa: como agregar valor bloco por bloco?

Terça DAS 9:00 ÀS 10:30

TEMAS

GOVERNANÇA

LOCAL

Sala 12

DESCRIÇÃO

[OS-RP-53]

Todas as funções dos serviços de água, a gestão de recursos hídricos e a segurança hídrica exigem fundos específicos que superem os recursos investidos pelos setores em suas próprias atividades. É essencial que haja políticas apropriadas de financiamento para alcançar de forma eficaz os principais objetivos sociais.. Acrescentam-se a isso novos desafios relacionados às mudanças climáticas e aos ODSs, os quais são improváveis de serem alcançados sem financiamento suficiente.

Nesse contexto, não só os desafios tendem a aumentar, mas também os custos sociais e financeiros relacionados aos serviços de água e à gestão de recursos hídricos. Garantir o acesso a financiamentos adequados é fundamental para solucionar os problemas atuais, assim como propor maneiras inovadoras e novas fontes de finanças que podem cumprir com as novas agendas.

Esta sessão discutirá os seguintes tópicos: economia e financiamento de investimentos inovadores; financiamento da implementação dos ODSs relacionados à água e da adaptação às mudanças climáticas; e o financiamento para o desenvolvimento sustentável – apoiando negócios eficientes em relação à água na Europa.

Será fornecida uma perspectiva compreensiva e multidisciplinar desses assuntos, incluindo políticas públicas, tecnologias e fatores econômicos, ambientais e sociais.

Também serão discutidos o diagnóstico feito no Relatório Europeu, a relevância, percepção e nível de engajamento e desempenho, bem como exemplos de bons estudos de caso. Os resultados desta sessão incluirão os principais aprendizados, mensagens e recomendações a serem divulgados para o mundo e que enriquecerão o relatório.