AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Rios urbanos: cidadãos como agentes transformadores deste ambiente

Terça DAS 9:00 ÀS 10:30

TEMAS

URBANO

LOCAL

Salas 16, 17

DESCRIÇÃO

[OS-CF-3] 

Cidadãos urbanos deveriam defender a manutenção da boa qualidade da água de seus rios. Mas, para além disso,  existem cidadãos que trabalham para restaurar rios urbanos no mundo todo e obtêm resultados importantes. Portugal, Holanda, Japão, África do Sul e Brasil possuem exemplos de projetos relevantes em andamento. Esta sessão analisará estudos de caso sobre a restauração de rios urbanos, considerando a liderança dos cidadãos, bem como discutirá ações e como as políticas podem expandir essas experiências.    

  

Contexto
O modelo de desenvolvimento urbano em todo o mundo nos últimos cem anos resolveu o "problema" da drenagem de rios e córregos canalizando, corrigindo e cobrindo as águas. Esta opção permitiu a pavimentação de ruas e avenidas nas vias navegáveis, facilitando o transporte nas ruas e avenidas, além de permitir a ocupação de planícies antigas com casas, indústrias, estabelecimentos comerciais e outras construções que compõem a paisagem urbana.

Objetivos
A sessão "RIOS URBANOS" refletirá sobre um novo e possível modelo de desenvolvimento urbano sustentável que reconsidere a necessidade de recuperação de rios e riachos e a reintegração da água na paisagem urbana. A partir de experiências internacionais que trazem evidência de uma profunda e profunda transformação cultural e urbana, a sessão "RIOS URBANOS" apontará maneiras de novas ações e políticas públicas voltadas para a restauração de rios e riachos nos centros urbanos.

    

 

PROGRAMAÇÃO            

09:00            

Coordenador: José Bueno, Rios e Ruas, Brasil            
Moderador: Demétrius Christofidis – Ministério do Meio Ambiente do Brasil             
 

Palestrantes:            
• José Bueno - Rios e Ruas, Brasil            
• Caron Von Zeil - Reclaim Camissa, África do Sul            
• Pedro Teiga - Engenho e Rio, Portugal            
• Sadhvi Bhagawati Saraswati - Fundação Divina Shákti, Parmarth Niketan, Índia