AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Escala e impacto para um acordo global sobre a água

Terça DAS 16:30 ÀS 18:00

TEMAS

GOVERNANÇA

LOCAL

Salas 16, 17

DESCRIÇÃO

[OS-CF-10]
A escassez global de água doce é um dos desafios mais preocupantes do mundo, mas ainda não é um assunto incluído em acordos globais relacionados à água na mesma proporção que as mudanças climáticas o são no Acordo de Paris. Esta sessão busca promover uma discussão de alto nível sobre os desafios e oportunidades de um movimento da sociedade civil a favor de um acordo mundial da água, bem como as potenciais etapas para estabelecer um compromisso vinculativo de âmbito global.            

Objetivo
A sessao tem por objetivo promover uma discussao de alto nivel sobre os desafios e
oportunidades para engajamento da sociedade civil para o fortalecimento da cooperacao internacional e governanca de aguas. De fato, os grupos da sociedade civil desempenham papeis cruciais na governanca de aguas e tambem participam da aplicacao de acordos globais vinculantes em meio ambiente. O objetivo e tambem identificar pros e contras, oportunidades e barreiras de eventual para a adocao de novo acordo global e ou ampliar a escala de acordo vinculantes existentes sobre aguas doces, incluindo elementos de sua transparencia e governanca democratica.

Questoes para reflexoes e debates (sugestao):
A. Nocontextoeoutendenciasatuais,pode-sedizerquesaonecessariosacordosglobais sobre aguas doces?
B. Se sim, como esses acordos poderiam fortalecer a governanca e a cooperacao na gestao de aguas doces transfronteiricas?
C. Quais sao os aprendizados obtidos com os acordos existentes nas esferas regional e global para a protecao e uso sustentavel e aguas?
D. Quais sao os possiveis riscos e impactos da insuficiente aplicacao de acordos globais para a protecao e uso sustentavel de aguas?
E. Como assegurar a participacao significativa da sociedade civil na implementacao de processos sobre acordos globais de aguas? Como assegurar transparencia? Como envolver grupos vulneraveis?
Cada painelista podera trazer outros elementos de analise e questoes que julgar conveniente.
Painelistas convidados
Mr. Rubens Born (Brazil) Coordenador e Moderador - Panels Coordinator Mrs. Mara Tignino, (Suica / Switzerland) 
Mrs; Satoko Kishimoto (Japan -- Japao)
Mrs. Patricia Ellie Perkins (Canada) -
Mr. Oscar Rivas (Paraguay)