AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

AGENDA

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

voltar para o site

Sociedade Civil e Capital Social

Terça DAS 16:30 ÀS 18:00

TEMAS

GOVERNANÇA

LOCAL

Sala 18

DESCRIÇÃO

[OS-CF-15] 

O capital social é considerado um importante instrumento para induzir ações coletivas na gestão dos recursos naturais. Pode ser definido como a coerência social e cultural inerente a uma sociedade, às normas e valores que governam as interações entre indivíduos e as instituições nas quais estão inseridos. As redes sociais da sociedade civil, principalmente de mulheres, jovens e indígenas, unem e representam grandes grupos de cidadãos. Elas apresentam um mecanismo de integração horizontal: transpõem históricos profissionais, afiliação política e religiosa, etnias e interesses. Trata-se também de uma integração vertical: desde o nível local e nacional até o internacional, dentro e entre grupos. Assim, esses vínculos sociais fornecem um marco institucional que pode ser um parceiro legítimo para que governos alcancem a base da sociedade e mobilizem seu capital social. Esta sessão discutirá os incentivos, os benefícios e os desafios de ações coordenadas e do engajamento entre as entidades do setor de água e as redes sociais da sociedade civil.            

PROGRAMAÇÃO            
11:00            
Coordenador e Moderador: Pedro Jacobi – Universidade de São Paulo, Brasil            

Palestrantes:            
• Dra. Glória Sonia Davila Poblete, Aliança de Gênero e Água (GWA), Bolívia             
• Josefina Maestu Unturbe - Diretora Executiva da Organização de Gestão Ambiental de Navarra, Espanha; Ex-Diretora do Programa da ONU Década da Água para a Vida              • Maruf Malluov –Tajiquistão, Ahmad Jumaa- Somália            
• Asha Abdulrahman, Parceria Mulheres pela Água (WfWP), Quênia, e membro do Comitê Consultivo e Técnico do Conselho Ministerial Africano sobre Água (AMCOW).